quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O trabalho para construção da dignidade humana.

Um modo de produção diz muito sobre os aspectos da infraestrutura de uma sociedade, parafraseando Karl Marx. Pois, o relacionamento entre o proprietário e o trabalhador é determinado de acordo com as questões políticas e econômicas vigentes. Dessa forma, na Era Ágrafa, por exemplo, o coletivismo foi construído em consonância aos anseios de toda população e, por extensão, representou as características sociais daquela época.


Com o advento da globalização e o surgimento de novas tecnologias, as maneira de trabalhar foram sendo diversificadas. E, nos dias de hoje, existem inúmeras formas de interação, entre os seres humanos, para o cumprimento de uma determinada atividade profissional. Os serviços prestados tanto pelo setor primário, quanto pelo secundário e terciário formam uma intricada teia de relações, a qual constitui o atual modelo de produção predominante: o capitalismo.


O valor do exercício de um trabalho representa uma conquista não só pessoal, mas também social. Tendo em vista que, o labor diário foi um direito alcançado através de muitas ideologias e revoluções, tais como: o Cartismo, na Inglaterra e o movimento sindical em busca de melhorias trabalhistas. Contudo, ainda persiste, no mundo atual, a exploração dos contratados por meio da privação da liberdade, um direito dito como inalienável. Os patrões por meio de pressão psicológica e de ameaças físicas tornam o trabalho num motivo de degradação moral.


Entretanto, casos como estes não podem continuar a acontecer. Para tanto, o Governo Federal com o auxilio do Poder Executivo deve punir tais proprietários e promover a criação de campanhas de ação social, respeitando sempre os direitos humanos. Para que, somente desta maneira, o trabalho torne-se um símbolo de liberdade de expressão e um motivo de dignificação para todos os homens, ajudando não só na ascensão profissional, mas principalmente na construção moral dos seres humanos.


OBS.: Texto original do Enem.

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