quinta-feira, 4 de março de 2010

O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita ?

Ninguém tem o direito de dominar ou impor, por meio da força, leis e regras e por isso foi instituído a Democracia. Esse sistema foi construído por todos nós, sobre o arcabouço de regimes totalitários e monarquias absolutistas. Mas como toda obra humana, esse modelo político tem suas falhas, as quais temos que mudar.


Periodicamente, acontecem as eleições, momento em que deveríamos cumprir a nossa função de cidadão, ativo diante das nossas escolhas. Porém, algumas pessoas esquecem o verdadeiro sentido da palavra votar e o quanto foi difícil conquistar esse direito, e vêm no voto uma maneira de ganhar dinheiro ou simplesmente o desprezam.


A nossa política atual é um reflexo do que optamos. Hoje, culpamos os políticos da miséria da população, dos problemas ambientais e de tantos outros fatos, mas fomos nós quem os escolheu. Ao votar fazemos um contrato com o presidente ou prefeito, repassamos o nosso poder a ele, pois foi exatamente nele que tivemos a confiança de as promessas finalmente se cumpririam.


Enfim, para mudar o Brasil, basta analisarmos as propostas de todos os candidatos, não nos deixar ser influenciados pela mídia e votarmos pelo nome e principalmente, após as eleições devemos impor aos vencedores suas obrigações.

16 comentários:

  1. Ajudou muito na minha redação.
    E esse sno eu voto pela primeira vez, ajudou muito a esclarecer algumas coisas.
    Através desse texto, esse ano concerteza, eu voto consciente.
    =D

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz ao saber que as minhas edições ajudaram-o a conscientizá-lo para um voto mais consciente!!!

    Muito obrigada...
    Deus abençoe ;*

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Themis pelo blog maravilhoso e pelas ótimas postagens

    ResponderExcluir
  4. ajudou muito na minha redaçãao :D
    Obrigada ficou muito bom :D

    ResponderExcluir
  5. Otimo ameeeeeeei .. ajudo muito , muito boa sua Redação parabéns ;

    ResponderExcluir
  6. muito bom mesmo ..ajudou muito. ..samara s. ribeiro croata-ce

    ResponderExcluir
  7. com isso posso fazer uma redação mais tranquilo parabens pelo texto

    ResponderExcluir
  8. será se eu copiar na minha redação a prof° de português vai saber?! por favor me dê uma dica!

    ResponderExcluir
  9. GOSTEI DO TEXTO VOTAR NÃO É SIMPLESMENTE ELEGER ALGUÉM E TER EM SUAS MÃOS A MUDANÇA QUE UM PAÍS PRECISA!
    REBECCA

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo trabalho!
    Gostei bastante, caí no seu blog porque a minha professora de português mandou a sala fazer redações sobre todos os temas do ENEM já dados, e você me ajudou muito =D

    Obrigada, beijos.

    ps: ao anônimo do dia Dec 19, vai tomar no ... e sim, as professoras de hoje em dia são modernas, e sabem descobrir essas coisas.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns bela postagem. Me ajudou bastante na minha redação e acrescentou mais conhecimentos a minha mente sobre a questão do voto. Esse ano voto pela primeira vez e meu tio vai ser candidato, estou muito feliz. Ah! Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Realmente estar correto,mas eu acho q aqui no Brasil mesmo quando colocamos alguém q parece honesto quando chega a hora de cumprir os deveres deles conosco se corrompem. Acho que é pela facilidade,falta de caráter, vergonha na cara e a grande falta de severas punições. É um ciclo vicioso Tem q ter duras penalidades com esses ladrões,para eles pensarem duas vezes antes de cometerem tamanha safadeza. Por isso q não mudam as leis,para eles continuarem roubando e matando,pois milhares de brasileiros morreram e continua a morre nas postas dos hospitais e de fome e matando a educação, para o povo continuar na ignorância e eles roubando e nos prejudicando sem piedade.

    ResponderExcluir