sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Como garantir a liberdade de informação e evitar os abusos nos meios de comunicação?

Desde o fim da Idade Média, a informação vem se disseminando, a cada dia, mais rápido. A imprensa de Gutenberg propiciou uma maior democratização do conhecimento, revolucionando a historiografia e influenciando o modo de pensar. Do folhetim aos dias de hoje, os meios de comunicação se destacaram pela agilidade no repassar de fatos. Porém, a mídia, às vezes, abusa do direito à livre expressão e foge do dever para com a verdade.


Os sites, os jornais e a televisão são propriedades privadas num mundo quase que totalmente capitalista, por isso o maior objetivo dos empresários, instintivamente, é o lucro imediato. No caso dos meios de comunicação o ganho sobre o produto se dá através do IBOPE. Uma grande audiência, sonho acalentado por todas as emissoras, é conquistada por meio da exibição de filmes, músicas, novelas e ilusões.


Diariamente, mais e mais demagogias são escritas com a pena do sensacionalismo e da ganância, em programas televisivos e em páginas eletrônicas. Além das falsas verdades, a mídia perscruta e expõe as piores dores e sentimentos humanos. Vêem nas mortes, nos seqüestros e na miséria oportunidades de aumentar o IBOPE e ganhar mais cifras. Sobre a humilhação e o sofrimento de muitos, os meios de comunicação assentaram um império, o qual domina e manipula vidas e mentes.


Infelizmente, o abuso da informação, atualmente, é uma realidade. Contudo, o Brasil é um país democrático, dando assim, direito não só a liberdade de expressão, mas também, de escolha. Por isso, cabe a cada pessoa determinar o que porá diante dos seus olhos e ouvidos. É preciso selecionar e filtrar o que realmente é edificante, construindo, desta maneira, telespectadores ativos diante dos fatos.


11 comentários:

  1. Muito bom, sem maldade *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma Dúvida,como faço para consegui fazer uma redação nesse tema?Preciso dá responda antes de sexta feira dessa semana,ou sej ser possivel agora mesmo

      Excluir
  2. Gostei, mas você desenvolveu mais o porquê da mídia ser tão capitalista e abusar das informações e deu poucas soluções para a resolução deste problema, o que seria o tema da redação.

    ResponderExcluir
  3. vc me ajudou muito com esse texto maravilhoso.
    um abraço...

    ResponderExcluir
  4. Um título para esta redação ?

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, sem maldade ??? O.o

    ResponderExcluir
  6. Gostei do seu texto, me ajudou em uma tarefa da escola :)

    ResponderExcluir
  7. Olá, paz do Senhor!Continue na rocha inabalável que é Cristo.Eu profetizo na sua vida toda sorte de benção.Adorei seu blog.

    ResponderExcluir