domingo, 28 de novembro de 2010

O poder do voto: uma questão de CIDADANIA

Um cidadão é um membro de um Estado que exerce a função de votar e agir perante as decisões políticas de um país. Portanto, a cidadania é o exercício pleno de ser um cidadão dotado de direitos e consciência. Logo, o voto é uma maneira de reivindicar e explicitar os anseios e a postura política de uma pessoa.

No Brasil é garantido à população, por meio da Constituição Federal, o direito da participação no processo eleitoral. Tendo em vista que, a Democracia brasileira é representativa, exigindo, desta maneira, a escolha de representantes para os cargos de senador, deputado federal e estadual, prefeito e presidente da republica.

Contudo, muitas pessoas desprezam a cidadania ao trocarem o voto por meros bens matérias ou até mesmo pela prestação de certos favores. Dessa forma, os verdadeiros eleitores, àqueles que foram capazes de analisar as campanhas divulgadas e, além disso, pesquisaram os planos de cada candidato, são escassos frente à corrupção e ao desinteresse do eleitorado.

Enfim, o olhar Policarpo Quaresma, que vê a pureza dos dirigentes do Brasil não pode terminar em frustração por causa das falcatruas. É necessária a união de todos os cidadãos para que haja em efetivo exercício da cidadania, através do voto. E, além disto, é preciso desta mesma união para reivindicar pelo cumprimento das propostas de ação social, após as eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário