terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Equilíbrio Ecológico com Sustentabilidade

Viver no planeta Terra é muito bom. Poder desfrutar de toda beleza e de todo recurso natural desse mundo, também. Mas o prazer de possuir, seja dinheiro ou status, desnorteou as pessoas do certo, levou-as a agir segundo a ambição.

O homem vem aperfeiçoando, ano após ano, um modelo de qualidade de vida. Um conjunto de estratégias, tecnologias e costumes, através dos quais, ele atingiria o modo de vida perfeito, porém todos os dias está sendo confirmado, por meio dos noticiários e das reações da natureza, que esse modelo está em crise. Diminuir os efeitos nefastos da mão humana requer a contribuição de todos.


Os dados não mentem, os ecossistemas brasileiros, com toda a sua biodiversidade e importância ecológica, realmente estão sendo extintos. Hoje, a Mata Atlântica, por exemplo, possui apenas 7% da cobertura original e infelizmente a Floresta Amazônica está seguindo para o mesmo destino, com um ritmo muito acelerado de devastação, 20 mil Km2 por ano.Caso nada seja feito, todo ser vivente do globo terrestre sofrerá com tsunamis, chuvas ácidas, ondas de calor, escassez de água, entre tantos outros desastres.


Enfim, a raça humana foi privilegiada de ter a capacidade de raciocinar, avaliar os perigos, contudo esse dom de nada serviu, até agora.A apoteose a riqueza, conduziu o homem ao princípio do fim, ainda há tempo de reavaliar todos os pensamentos e mudar as atitudes diante do meio ambiente, o habitat natural de todos os seres.

2 comentários:

  1. O texto está bem organizado. Desenvolveu bem o assunto. Contudo rever idéias como por exemplo: ''...a raça humana foi privilegiada de ter a capacidade de raciocinar, avaliar os perigos, contudo esse dom de nada serviu, até agora...''. De nada serviu?? Desenvolvimento tecnológico, avanço na ciência, aperfeiçoamento das técnicas produtivas,etc., são exemplos de que o raciocínio humano garante ao mesmo uma maior adaptação ao planeta em relação aos outros seres.

    ResponderExcluir