segunda-feira, 19 de abril de 2010

A pena de Morte

Vida um conjunto de processos e interações físicas e biológicas. Para atingir, na escala evolutiva o que somos hoje, foram necessários milhões de anos, diversas cladogêneses e inúmeras adaptações naturais. Entretanto, por diversas vezes, o ser humano esquece o valor da vida e condena à morte outro ser humano, que errou.


Nos Estados Unidos, por exemplo, o código penal prevê a pena de morte para crimes premeditados. Algo que contradiz os direitos humanos, uma vez que todos têm direito à vida, independente de raça, sexo e credo. Os defensores desta prática alegam que ela é uma maneira de exterminar, definitivamente, as ameaças da sociedade.


Cortar, ou melhor, matar o mal pela raiz, é um método muito mais fácil.Mas existem outras maneiras mais justas e racionais do que essa reformulada Lei do Talião, tais como a prisão perpétua.


Apesar de caro é uma solução menos rebarbativa e que deveria ser aplicado pelo estado à curto prazo e em concomitância com outros projetos que visassem a diminuição da violência.


Portanto, investir na educação e em campanhas de conscientização moral se faz necessário para amenizar os efeitos do determinismo geográfico de Ratzel e dos subseqüentes ataques psicológicos sofridos pelos seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário